Não confunda gentileza com educação

Eu lendo no facebook dos amigos as reclamações de sempre: São Paulo não tem educação. Ou, São Paulo não tem gentileza. Ou aquela música do “Não existe amor em SP”. Nem dá pra começar a defender. São Paulo perde pontos em um montão de coisas relacionadas a relações humanas. Infelizmente, na corrreria, na dureza, na chuvarada, se perderam tantas coisas.

Daí que fui num restaurante brasileiro com a Tati Tacla, comer carne de rodízio e tals. O churrasqueiro era pura simpatia. Nos ofereceu até a picanha escondido, já que não tinhamos “plano picanha” no nosso menu. Eu estranhei. Me senti um tanto desconfortável. E entendi que eu não estou mais acostumada com jeitinho. Aqui na Espanha, ou na Europa, as coisas são simples, ou são, ou não são. Eles te respondem de forma educada, com os devidos bom dia, obrigada e até logo, mas nunca vão ceder, sorrir ou oferecer uma opção sequer.

Tudo bem que o cara do rodízio foi simpático às custas do restaurante, dando aquele jeitinho brasileiro. Não precisamos de simpatia de mais. Mas também não dá pra viver com simpatia de menos. É bacana ser correto mas também é legal melhorar o dia de alguém. Sorrir e receber um sorriso de volta faz tanta falta que só saindo do Brasil pra gente ter noção. Isso faz parte de quem somos, graças a Deus.

Mas, como nem tudo está perdido nesse mundo, semana passada um dos meus colegas de pós (que a propósito, 8 meses depois, falo menos com essa turma do que antes de conhecê-los), me ligou pra saber se eu queria uns shampoos e condicionadores que ele tinha em casa. Ele ia se mudar e não podia levar tudo que tinha – ele trabalhava pruma marca de cosméticos. Eu fui achando que no final de tudo ele iria dizer: “são 100 euros”. Mas que nada, levei um montão de coisa, tudo de graça e com muito amor, e quando agradeci ele ainda me disse que “é pra isso que são os amigos”. Ufa, gentileza, que delícia! 

Comments
One Response to “Não confunda gentileza com educação”
  1. Mari Gomes disse:

    ufa, mesmo! =D

Deixe uma resposta

