Viagens ao mediterrâneo – Sant Antoni de Calonge

Este verão combinamos de tentar ir ao máximo de praias fora de Barcelona possível. Pode ser no esquema bate-volta, não tem problema deslocar pouco, ou muito, mas temos que sair. Isso porque além de querermos ver outras paisagens, as praias de BCN não são exatamente lindas (nem limpas).

Fora ter a oportunidade de estar em prainhas pequenas (calas) com aquários naturais. Foi exatamente o que vimos em Sant Antoni de Calonge, uma cidadezinha na Costa Brava da Catalunha, sentido sul da França. Pouca gente daqui já ouviu falar de lá. Só se chega por estrada, os trens não vão pra essa zona. Por isso, pegamos o ônibus na estação Nord as 8h30 da manhã e fomos. Às 10, já estavamos sentados na prainha. A água, irresistível, tivemos a urgência de nadar o tempo todo, encantados com a transparência, limpeza e a temperatura, estava geladinha ao ponto.

Duas horas depois, decidimos seguir trilhando as praias pelas rochas. O visual continuou lindo demais, mas cada vez víamos menos areia. Até chegarmos num deck incrível onde tinha um portão enorme pra saída de barcos. De lá, arriscamos subir numas rochas pra alcançar as escadas que levavam de volta pra trilha. Não recomendo, especialmente de havaianas! Não banquéis os aventureiros.

De volta ao caminho do bem, vimos cada vez mais calas sujas, com excremento humano, farofa. Preferimos sentar na praia grande, que continuava com águas transparentes mas, teríamos que dividir nosso paraíso com milhares de pessoas. A maioria deles, turista. Essa é a época que os europeus do norte invadem a península ibérica, quem foi pro Algarve sabe.

E como verão europeu é assim, sacamos da bolsa a nossa própria farofa. Tinha choriço, batata frita de vinagreta, queijo e um macarrão no tupperware. Esse eu desconfiei de comer, mas ah, aqui num é Ipanema, ninguém vai me olhar torto.

Voltamos bem felizes e bem cansados. Lições pro próximo passeio:

Sempre há restaurantes de menus bem baratos, vale de repente parar num lugar pra comer tranquilo.

Sempre levar o snorkel e a máscara quando se sai pela costa Brava.

E doze horas de praia podem ser cansativos, melhor calcular bem o horário de sair e de voltar pra cidade. Pegamos rush de final de tarde e quase que não conseguimos ir sentados juntos, porque o ônibus vai cheio em todos os horários. Aprendi que não é só a Imigrantes que lota na volta pra cidade numa tarde de domingo de verão!

Comments
2 Responses to “Viagens ao mediterrâneo – Sant Antoni de Calonge”
  1. Giuliano disse:

    Fui este último fim de semana a Cadaqués e fiquei muito decepcionado. Estrada que exige muita atenção do motorista pra uma cidade que não é tão legal assim. Vale mais a pena ir a Lloret ou Tossa de Mar que têm acesso mais fácil.
    Me indicaram seu blog, e agora vou começar a acompanhar mais.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: